UMM Alvor, o orgulho de Portugal
- João Pereira
- 24 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de fev. de 2022
O jipe de luxo da marca UMM, que poucas pessoas conhecem.

O plano de criação deste carro surge no ano de 1992, numa conversa de jantar entre os donos da UMM e o dono do Hotel Alvor. O objetivo era a criação de um UMM que irradiava a evasão da vida do dia-a-dia para os grandes espaços ao ar livre, em ambiente de férias, tendo como inspiração a praia algarvia do mesmo nome.
Em vez dos habituais dísticos UMM - que apenas permanecem nos cubos desembraiadores - o Alvor exibiu pela primeira e última vez na História UMM, autocolantes de desenho impressionista e naïf (de pôr do sol sobre o mar e da palavra "ALVOR"), a cor prateada das jantes, das abas laterais, dos para-choques, do spoiler e da tomada de ar sobre o capot. Mas não ficava por aqui todas as diferenças entre a série especial Alvor e a série normal UMM Alter II do mesmo ano (1992).

A sofisticação adicional desta versão Alvor deveu-se à exibição da superioridade tecnológica e estética, em características tais como:
Capota branca com a invejada qualidade élon importado dos Estados Unidos;
Rádio com leitor de CD;
Fecho centralizado com comando à distância;
Instalação opcional (pouco útil num cabriolet) de ar condicionado;
Motor com débito de 110 cavalos (em vez das alternativas de 90 e 76 cavalos);
Bancos mais sofisticados e respiráveis que os exclusivamente de napa cinzenta, por incorporação do tecido nas zonas de maior contacto corporal com os assentos e encostos.

No total, não se sabe ao certo quantas unidades foram produzidas deste raro modelo, tendo sido registados em 1992 com matrículas terminadas em AL e BL, não deverão ter sido produzidos mais que dois lotes. Tendo em conta que a UMM fabricava habitualmente lotes de 10 unidades, então, poderão não ter sido fabricados mais que 20 exemplares desta unidade especial, andando atualmente na ordem da meia-dúzia de exemplares nas ruas.
Assim, devido ao desconhecimento geral do público sobre esta edição especial, os poucos exemplares construídos, e o abandono da grande maioria de unidades, faz com que este modelo se torne num dos mais raros da marca portuguesa.

Comments