top of page

UMM Alvor, o orgulho de Portugal

  • Foto do escritor: João Pereira
    João Pereira
  • 24 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de fev. de 2022

O jipe de luxo da marca UMM, que poucas pessoas conhecem.

UMM Alvor estacionado perto do seu habitat: A praia

O plano de criação deste carro surge no ano de 1992, numa conversa de jantar entre os donos da UMM e o dono do Hotel Alvor. O objetivo era a criação de um UMM que irradiava a evasão da vida do dia-a-dia para os grandes espaços ao ar livre, em ambiente de férias, tendo como inspiração a praia algarvia do mesmo nome.


Em vez dos habituais dísticos UMM - que apenas permanecem nos cubos desembraiadores - o Alvor exibiu pela primeira e última vez na História UMM, autocolantes de desenho impressionista e naïf (de pôr do sol sobre o mar e da palavra "ALVOR"), a cor prateada das jantes, das abas laterais, dos para-choques, do spoiler e da tomada de ar sobre o capot. Mas não ficava por aqui todas as diferenças entre a série especial Alvor e a série normal UMM Alter II do mesmo ano (1992).

Detalhe da porta do UMM Alvor

A sofisticação adicional desta versão Alvor deveu-se à exibição da superioridade tecnológica e estética, em características tais como:

  • Capota branca com a invejada qualidade élon importado dos Estados Unidos;

  • Rádio com leitor de CD;

  • Fecho centralizado com comando à distância;

  • Instalação opcional (pouco útil num cabriolet) de ar condicionado;

  • Motor com débito de 110 cavalos (em vez das alternativas de 90 e 76 cavalos);

  • Bancos mais sofisticados e respiráveis que os exclusivamente de napa cinzenta, por incorporação do tecido nas zonas de maior contacto corporal com os assentos e encostos.

Detalhe do fecho centralizado com comando

No total, não se sabe ao certo quantas unidades foram produzidas deste raro modelo, tendo sido registados em 1992 com matrículas terminadas em AL e BL, não deverão ter sido produzidos mais que dois lotes. Tendo em conta que a UMM fabricava habitualmente lotes de 10 unidades, então, poderão não ter sido fabricados mais que 20 exemplares desta unidade especial, andando atualmente na ordem da meia-dúzia de exemplares nas ruas.


Assim, devido ao desconhecimento geral do público sobre esta edição especial, os poucos exemplares construídos, e o abandono da grande maioria de unidades, faz com que este modelo se torne num dos mais raros da marca portuguesa.

UMM Alvor da coleção "Lendários UMM", de Paulo Marques



Comments


bottom of page